Veja como configurar o SpamAssassin:
1) Entre em seu painel de controle cPanel;
2) Clique no ícone “SpamAssassin”, com isto vai aparecer a tela de configuração do “SpamAssassin”, clique então em “Habilitar SpamAssassin” ou “Enable SpamAssassin”, aguarde alguns segundos para a ativação, depois clique em “Voltar”.
3) Agora ative o recurso de re-esrever o titulo do email. Isso é necessário para que você saiba qual email é SPAM ou não. Clique em “Configurar SpamAssassin” ou “Configure SpamAssassin”.
4) Nesta tela, no primeiro campo é o total de pontos para um email ser considerado SPAM. Recomendamos 5 pontos, abaixo disso o SPAM ASSASSIN fica muito sensível e mensagens normais podem ser consideradas SPAM, e acima de 5 pontos o SPAM ASSASSIN pode deixar escapar alguns SPAMS.
5) Ainda na mesma tela, no segundo campo você deve informar qual a palavra vai aparecer no titulo da mensagem que for considerada SPAM. O padrão é ******SPAM******, recomendamos deixar assim.
6) Nos próximos campos existem:
WHITE-LIST (lista branca): que é a lista de emails ou dominios que não devem ser analisados pelo SpamAssassin. Ideal para colocar o dominio de clientes e amigos.
BLACK-LIST (lista negra): a lista que o SpamAssassin vai sempre considerar como fonte de SPAM, sem contar os pontos. Se você conhece algum email ou dominio que se trata realmente de um SPAMMERcom SPAM, voce pode adicionar nesta lista.
7) Clique em “Gravar” ou em “Save” e o SpamAssassin já estará ativado e configurado para você.
Mas o que fazer a partir de agora?
Agora verifique seus emails, assim que um email for considerado SPAM pelo SpamAssassin o assunto (subject) dele será renomeado para *****SPAM***** (ou outra palavra que você tenha configurado). Com isso você pode montar um filtro para tratar estas mensagens.